Cuidados com a Costela de Adão (Monstera deliciosa)

nr - imagem de destaque

Ao pensar em decoração de interiores com plantas, a Costela de Adão é uma das primeiras que vem à mente! Com suas grandes folhas exuberantes, recentemente a planta ficou bem famosa pelos amantes de plantas nas redes sociais.

Se você é um desses que é #TeamCostelaDeAdao mas não tem certeza de como cuidar da sua nova plantinha da melhor maneira, segue o fio!

Características

Não é um grande desafio reconhecer a Costela-de-Adão (Monstera deliciosa), suas folhas são um espetáculo! A folhagem é grande, cordiformes e perfuradas de forma que remetem ao formato de uma costela, por isso seu nome.

São trepadeiras nativas do México, perenes, que se adaptam muito bem a ambientes internos como em casas e escritórios. É importante ressaltar que suas folhas tóxicas, portanto deixe fora do alcance de crianças e animais e use luvas ao manusear a planta.

Cuidados

Local: Aprecia meia-sombra, portanto, no geral, o ideal é colocá-la em um local com incidência solar indireta. Durante o inverno ou em dias nublados é aconselhável que seja exposta diretamente ao sol, mas em dias ensolarados e no verão o melhor é deixá-la dentro de casa. Sol em excesso pode deixar as folhas amareladas e fracas.

Solo: Deve ser mantido sempre úmido e o ideal é que tenha boa drenagem. É importante que a adubação seja feita em pequenas quantidades, pois muito adubo orgânico pode queimar as folhas.

Regas: Por ser uma planta de clima tropical, aprecia umidade. Em geral, a frequência de regas é de 2 vezes na semana, mas pode variar de acordo com a região, o clima, a estação do ano em que se encontra e o porte da planta, portanto confira sempre como está a situação do solo antes de regar.

Podas: Esse procedimento deve ser feito durante a primavera, época em que a planta se desenvolve com mais facilidade. Deve ser feita uma poda simples, apenas cortando galhos e hastes que estejam muito grandes. 

Dicas: É uma planta bem rústica, sobrevive em locais com pouca água, luz e com temperaturas abaixo dos 18. Você pode limpar as folhas da Costela de Adão com uma esponja úmida para retirar o pó acumulado, evitar que a folhagem fique seca e ajudar a planta a se desenvolver.

Plantio em vasos

Pode ser facilmente plantada em vasos, ainda mais que é perfeita para ambientes internos. É importante escolher vasos reforçados para o plantio, pois suas raízes são fortes.

É recomendado fazer três camadas no vaso antes do plantio: uma primeira camada de drenagem, com argila expandida, brita ou seixo; uma camada de proteção, que pode ser feita com manta bidim, tnt ou feltro; e uma camada de substrato (terra, matéria orgânica e areia) 

Gostou? Agora você já pode comprar sua Costela de Adão sem medo! Entre em contato com a NR Plantas.

Escrito por: Vívian Móz Lavalle

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *