Sim! É possível tê-las em vasos, copos decorativos e outros recipientes. Cultivar plantas na água pode ser mais fácil do que você imagina, desde que conheça as espécies certas.
Preparamos este guia para você explorar a sua criatividade e elaborar um jardim inovador!
Como plantar na água
Essa técnica soa um tanto quanto esquisita, afinal, sempre vemos e ouvimos que as plantas precisam de terra para se desenvolver, ok?
Mas não é bem assim, a verdade é que algumas espécies se adequam perfeitamente ao ambiente aquático, mas para isso, é necessário seguir algumas regrinhas na hora de cultivar essas plantas de água.
Confira o passo a passo.
1. Escolha da planta
Uma boa planta matriz é a chave para que tudo corra bem. É importante escolher uma planta com folhas firmes e bonitas. As plantas cultivadas na água não podem ser criadas a partir de sementes, por isso necessitamos de uma espécie já adulta para a criação.
2. Corte do galho
Utilize uma tesoura de poda. Escolha o recipiente compatível com o tamanho do galho. É recomendado cortar um galho com, pelo menos, de três a cinco folhas, pois, assim, as chances de sucesso são maiores.
3. Higienização do galho
Remova toda impureza, portanto, retire toda terra do galho.
4. Recipiente para plantio
Os vidros transparentes são os mais indicados, pois permitem a entrada de luz e ainda possibilitam acompanhar o desenvolvimento das raízes. As folhas devem estar sempre secas, apenas a raiz e os galhos submersos, por isso, não é recomendado encher totalmente o recipiente.
Principais cuidados
Realize manutenção regularmente substituindo a água de uma a três vezes por semana, sempre que a mesma se tornar turva ou opaca. Do mais, é só manter sua planta em um local agradável e acompanhar o desenvolvimento e a sua beleza!
Espécies indicadas
1.Jiboia
2.Antúrio
3.Bambu-da-sorte
4.Costela-de-adão
5.Espada-de-são-jorge
Agora é só colocar o que aprendeu em prática, venha adquirir a sua muda aqui no NR Plantas!
Escrito por Aline Pacagnelli