E se as abelhas desaparecessem? Você já parou para pensar no que aconteceria? Provavelmente todo equilíbrio do planeta seria afetado.
A principal função executada pelas abelhas é a polinização, elas são essenciais para a manutenção da biodiversidade, para a vida humana e para a produção de alimentos, tendo grande importância na manutenção da vida do planeta.
Elas são responsáveis por 73% da polinização das plantas cultivadas, quase três quartos das plantas produtoras de alimentos do mundo. Em outras palavras, isso significa que elas são responsáveis por uma a cada três colheradas de comida, nesse número não está compreendida a produção de mel que não tem finalidade apenas de alimentação, mas que também pode ser usada para o preparo de medicamentos e cosméticos.
Contudo, impactos ambientais como o desmatamento, as queimadas, o uso de pesticidas e agrotóxicos, o aquecimento global e as alterações climáticas estão devastando as populações deste inseto. Caso não haja abelhas, toda a cadeia alimentar poderá ser afetada.
O crescente desaparecimento de abelhas está diretamente relacionado aos diversos problemas ambientais atuais. Ganham destaque entre esses fatores novas doenças, mudanças climáticas, plantio de culturas geneticamente modificadas, introdução de novas espécies fora de seus habitats, uso de pesticidas inadequados, entre outros.
Preservar o meio ambiente é fundamental para preservar as abelhas que, por sua vez, são essenciais para o primeiro. Trata-se de um círculo para a manutenção da vida.
Agora você já sabe qual é a importância das abelhas para a manutenção da vida no mundo.
Escrito por Aline Pacagnelli