Junto a muros, cercas ou no meio do gramado a moréia deixa o jardim mais alegre e sofisticado. Ao escolher plantas para jardinagem muitos procuram por beleza e fácil manutenção, a moréia ou olho de tigre traz consigo todas essas qualidades.
Muito utilizada no paisagismo externo, essa planta herbácea cresce em touceiras, mas não ultrapassam 70 cm de altura. Embora ofereça um aspecto um pouco selvagem, suas flores são delicadas e belas.
As mais conhecidas são as brancas, suas mudas são comumente vistas em decorações junto a outras plantas, geralmente embelezam as casas nos canteiros ornamentais.
Plantio da Moréia
São pouquíssimos os cuidados que essa planta precisa, é importante verificar se a terra está bem nutrida. Adubos orgânicos como esterco animal é uma boa indicação para que essa planta cresça bonita e saudável.
Evite acúmulo excessivo de água. Verifique se ela está sendo bem drenada. Antes de fazer o plantio, meça o espaço corretamente, levando em consideração que cada muda necessita de 30 cm entre uma e outra, espaço suficiente para as touceiras crescerem. Após o plantio basta fazer a rega.
Manutenção
Como já dito várias vezes, a moréia é de fácil cultivo, a manutenção é simples e prática. As regas podem ser feitas diariamente até enraizarem, após esse período, 2 vezes na semana é suficiente.
Com o tempo algumas folhas vão amarelando, procure fazer a retirada delas sempre pela base, para não danificar sua estrutura. Você também pode fazer uma poda drástica, garantindo que a planta renove os nutrientes e volte a crescer bonita. Nunca corte no meio da planta, sempre faça a poda bem próximo ao chão. Caso queira fazer novas mudas, basta retirar touceiras das plantas já formadas e replantar seguindo todos os cuidados com o plantio que já citamos aqui.
Gostou dessa planta? Quer cultivar no seu jardim? Aqui na NR plantas temos a moréia branca e amarela. Vem adquirir!
Escrito por Aline Pacagnelli