A Maranta Charuto (Calathea lutea) marca presença onde quer que esteja! Suas folhas são delicadas mas ainda sim ousadas, a combinação perfeita para levar leveza e ao mesmo tempo personalidade em um projeto paisagista.
Quer saber como cuidar certinho da Maranta Charuto? Segue o fio!
Características
Sua folhagem é bem ornamental e é o que mais chama atenção na planta. São grandes, verdes, com pecíolo longo e nervura bem definida, lembrando um pouco as folhas da bananeira. A inflorescência é formada por brácteas marrons com flores amarelas.
Em geral, é uma planta que não requer muitos cuidados, é bem rústica e resistente.
Cuidados
Local: É uma planta que gosta de muita claridade, mas cuidado, ela não pode ficar exposta diretamente ao sol pois suas folhas podem queimar! É permitido deixar a Maranta Charuto em contato parcial com o sol, recebendo luz solar filtrada por árvores e plantas maiores.
Solo: Rico em matéria orgânica, mantido levemente úmido. Para adubar, aplique ao redor do caule 1 a 3 colheres de sopa de adubo NPK 10-10-10, incorpore ao solo e regue em seguida.
Regas: Gosta de umidade, então as regas devem ser frequentes, mas sem deixar o solo encharcado para não apodrecer as raízes. Antes da rega, confira com o dedo se o solo já não está úmido. É importante reduzir a frequência das regas e a quantidade de água durante o inverno, pois durante esse período a Maranta Charuto entra em dormência.
Podas: Não são necessárias, é preciso fazer apenas a remoção de folhas secas.
Gostou? Agora você já pode comprar sua Maranta Charuto sem medo! Entre em contato com a NR Plantas.
Escrito por: Vívian Móz Lavalle
Uma resposta
ADOREI O PORTE DA MARANTA CHARUTO!
COMPREI DUAS.
AS FOLHAS PERTO DA TERRA COMEÇARAM A AMARELAR. OS CAULES TAMBÉM NÃO ESTÃO TÃO VERDINHOS…
ESTOU COM MEDO QUE ELAS MORRAM!